Geni é uma revista virtual independente sobre gênero, sexualidade e temas afins. Ela é pensada e editada por um coletivo de jornalistas, acadêmicxs, pesquisadorxs, artistas e militantes. Geni nasce do compromisso com valores libertários e com a luta pela igualdade e pela diferença. ISSN 2358-2618

ensaio

, , , , , , ,

Somos todxs tentaculares

Ensaio visual a partir do texto “Em defesa da família tentacular”, de Maria Rita Kehl. Por Bruno O. 

 

A psicanalista Maria Rita Kehl em seu importante texto “Em Defesa da Família Tentacular” mostra que o modelo de família chamado “tradicional”, que tanto defende a bancada conservadora do nosso congresso, correspondeu às necessidades da sociedade burguesa num momento histórico bem específico (que não chegou a durar nem dois séculos). Com a emancipação da mulher e sua entrada no mercado de trabalho depois da segunda grande guerra, o contexto mudou e as famílias se rearranjaram de outra forma.  

Hoje, as famílias, pelo menos na prática, não se centram mais na figura única do macho protetor/opressor. São co-parentais, recompostas, agregando e legitimando uma pluralidade maior de experiências, como mães e pais homossexuais, filhxs de casamentos diferentes, pais e mães solteiros, entre muitas outras. Daí o termo tentacular.

Nosso ilustrador da casa, o querido Bruno O., fez esse ensaio visual a partir do texto.

Esperamos deixar você com vontade de ler o original.

 
complementar2

tentacular

costume

desempenho2

insubs

limiteestrutura

 

E não esquece, ó, lê lá  ! É importante.

, , , , , , ,