Geni é uma revista virtual independente sobre gênero, sexualidade e temas afins. Ela é pensada e editada por um coletivo de jornalistas, acadêmicxs, pesquisadorxs, artistas e militantes. Geni nasce do compromisso com valores libertários e com a luta pela igualdade e pela diferença. ISSN 2358-2618

Vídeo

, , , , , , ,

Mucamas

Filme do coletivo Nós, madalenas estreia coluna de audiovisual

Publicado em 11/05/2016

Clique aqui para assistir o filme no YouTube.

 

mucamas_print1

 

Sinopse do Filme:

Mucamas – O documentário conta a história da vida de mulheres que são ou já foram empregadas domésticas, escancarando suas lutas e desigualdades. Ao centro, o enraizado pensamento da casa grande sob a Senzala e o discurso do ‘trabalho e desenvolvimento’ que garante a manutenção da lógica serviçal, de herança claramente escravocrata: preconceitos, classismos, distâncias, muros, pontes, remuneração, relações de poder, patroas, empregadas. Narrada pelas trabalhadoras, a direção do filme é das próprias filhas, e por isso propõe também uma importante reflexão sobre representatividade e a construção de narrativas populares. Pela soberania audiovisual em todas as periferias! Pela democratização dos meios de comunicação.

 

mucamas_print2

 

O filme foi convidado para o festival SEDA de Campinas, Festival de cinema alternativo e comunitário Ojo Al Sancocho, de Bogotá/ Colômbia, venceu o Cine Gato Preto com menção Honrosa, no seminário de educação popular promovido pelo Cesaq e a UFRJ no Rio de Janeiro, e tem sido distribuído às Fábricas de Cultura e outros espaços culturais da cidade, como dispositivo de debate e reflexão política, social e cultural e luta das mulheres.

Site do Coletivo Nós, Madalenas: facebook.com/Nós-Madalenas-865497730141464/timeline/

, , , , , , ,